segunda-feira, 24 de janeiro de 2022

NÃO HÁ PROMESSA DE DEUS SEM O DEUS DA PROMESSA





Leitura:

2Crônicas 14.1; 15



Introdução


A palavra promessa é uma das mais confortadoras para o ser humano, desde a mais tenra idade. Crianças ficam eufóricas quando ouvem promessas dos pais; o adulto em busca de emprego sente alívio no coração, se uma empresa lhe faz uma promessa de colocação. Casais ficam felizes ao ouvirem a promessa nupcial: até que a morte nos separe. Amamos receber promessas.

A verdade, porém, é que as promessas humanas são estabelecidas condicionalmente: os pais só as cumprem, se as suas exigências forem cumpridas pelos filhos; a empresa só cumpre a promessa de colocação, se houver vaga ou se o candidato satisfizer as exigências do cargo e, por sua vez, o cônjuge só cumpre a sua promessa, se houver reciprocidade. Promessas são ofertas condicionais; muitas exigem reciprocidade. 

Serão, também, as promessas de Deus condicionais? Nem todas, entre outros exemplos, podemos citar a promessa da volta do Senhor Jesus, e essa promessa não é condicional. Está prometido e ele voltará!

A maioria das promessas divinas, porém, estão relacionadas a condições.


“E, quando eu for, e vos preparar lugar, voltarei e vos receberei para mim mesmo, para que, onde eu estiver, estejais vós também.” (João 14.3)

“E, estando eles com os olhos fitos no céu, enquanto Jesus subia, eis que dois varões vestidos de branco se puseram ao lado deles e lhes disseram: Varões galileus, por que estais olhando para as alturas? Esse Jesus que, dentre vós, foi assunto ao céu, virá do modo como o vistes subir.” (Atos 1.10-11)

“Não retarda o Senhor a sua promessa, como alguns a julgam  demorada; pelo contrário, ele é longânimo para convosco, não querendo que nenhum pereça, senão que todos cheguem ao arrependimento.” (2Pedro 3.9)


  1. A VERDADE SOBRE DESCANSAR NAS PROMESSAS DE DEUS


Primeiramente, é necessário lembrar que muitas pessoas empregam mal, e também entendem pior, a expressão “descansar em Deus”. Normalmente dizem: “se Deus prometeu ele cumprirá; basta esperar!” Essa frase é infeliz e impede a ação do Senhor.


“Disse o Senhor a Moisés: Por que clamas a mim? Dize aos filhos de Israel que marchem!” (Êxodo 14.15) 


Descansar em Deus não é acomodar-se numa postura apática, improdutiva diante dos problemas. Deus não dá apoio ao preguiçoso, nem o chama para lhe dar tarefas.


“Levanta-te e desce à casa do oleiro, e lá ouvirás as minhas palavras.” (Jeremias 18.2)

“Põe-te de pé e falarei contigo. Então, entrou em mim o Espírito, quando ele falava comigo, e me pôs em pé, e ouvi o que me falava.” (Ezequiel 2.1-2)


  1. O FIEL DISPÕE-SE A LIMPAR O LUGAR EM QUE DEUS OPERA

 

O rei Asa observou o compromisso que seu pai Abias mantivera com o Senhor Deus e o seu reinado foi abençoado e o povo viveu em paz. O capítulo 15, que acabamos de ler, retrata um servo de Deus dinâmico e confiante na promessa de Deus.


“O Senhor está convosco enquanto vós estais com ele; se o buscardes, ele se deixará achar; porém, se o deixardes, ele vos deixará...” (2Crônicas 15.2)


 Aqui é vista uma promessa condicional do Senhor. Essa mesma condição está imposta aos nossos dias. Uma igreja sem obediência a Deus não pode contar com suas promessas; porque elas são dadas sob condição. Muitas vezes dizemos “O Senhor tem promessa para esta igreja”; porém, quase sempre nos esquecemos de que nossa conduta afasta de nós a promessa, como aconteceu com o povo de Israel

Deus escolheu um povo para ser santo (com hábitos de vida e de religião diferente dos povos vizinhos). A Igreja foi chamada para ser santa, isto é para lutar por uma vida absolutamente em conformidade com as Escrituras Sagradas. Se essa igreja se desvia, anula as promessas condicionais do Senhor.

Que faremos, pois, irmãos?

Limpemos o lugar em que Deus opera a sua promessa. 

O rei Asa ouviu o profeta e agiu.


“Ouvindo, pois, Asa estas palavras e a profecia do profeta, filho de Odede, cobrou ânimo e lanços as abominações fora de toda a terra de Judá e de Benjamim, como também das cidades que tomara na região montanhosa de Efraim e renovou o altar do Senhor, que estava diante dos pórticos do Senhor... (12) entraram em aliança de buscarem o Senhor, Deus de seus pais, de todo o coração e de toda a alma. (16) O rei Asa depôs também a Maaca, sua mãe, da dignidade de rainha-mãe, porquanto ela havia feito a Aserá uma abominável imagem; Asa destruiu-lhe a imagem que, feita em pó, queimou no vale de Cedrom... (19) Não houve guerra até ao trigésimo quinto ano do reinado de Asa.”


Infelizmente, entre o trigésimo sexto e o quadragésimo ano de seu reinado, Asa tornou-se soberbo e desviou-se dos caminhos do Senhor e grande foi o seu infortúnio (16.1-14). Asa morreu no quadragésimo primeiro ano do seu reinado.


  1. DEUS NÃO RETIRA PROMESSAS; O HOMEM AS ABANDONA


A Igreja tem promessas de Deus enquanto está ligada ao Deus das promessas, sejam elas oferecidas sob condição ou não. Porém, aqueles que não buscam cumprir as condições de Deus abrem mão tanto de umas quanto de outras. Não há qualquer promessa à disposição dos que estão fora da vontade de Deus. Por sua magnanimidade, o Senhor oferece uma grandíssima promessa a qualquer pessoa ou igreja que queiram voltar-se não, simplesmente, às promessas de Deus - como fazem os interesseiros – mas, ao Deus das promessas.


“Se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e me buscar, e se converter dos seus maus caminhos; então, eu ouvirei dos céus, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra”. (2 Crônicas 7.14)


Conclusão


Diante do exposto, sabemos que Deus dispõe de promessas para aqueles que não estão sentados à espera das transformações e vitórias. O Senhor exige crentes ágeis, trabalhadores incansáveis. Nada há promessas que se cumpram para os que interpretam mal o “descansar no Senhor”. Neste caso, “descansar” é estar certo de que o nosso Deus tudo pode fazer, segundo a sua vontade. Descansar é confiar, é ter fé. Abandonemos a indolência, saiamos do desânimo, deixemos a caverna e prossigamos com valentia.

Ouçamos a mensagem de Deus a Josué:


“Não te mandei eu? Sê forte e corajoso; não temas, nem te espantes, porque o Senhor, teu Deus é contigo por onde quer que andares.” (Josué 1.9)

 Repare que Deus disse a Josué que estaria com ele, por onde quer que ele andasse! Muitos creem que só têm a companhia de Deus nos dias de bonança. Jesus prometeu estar com os seus servos todos os dias, até a finalização dos séculos.


“Levantai-vos e andai, porque nãoi será aqui o vosso descanso; por causa da corrupção que destrói, sim, que destrói grandemente.” (Miqueias 2.10). Amém.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Translate:

Pesquisar este blog

• Arguivo do blog