segunda-feira, 3 de fevereiro de 2020
CERTEZA DA SALVAÇÃO?
Naturalmente não temos certeza do porvir. Por exemplo, quem tem certeza de estar vivo na manhã seguinte? Só nos foi dada a capacidade de dar como certo o que já é do nosso domínio. A própria sabedoria popular criou o ditado: “O futuro a Deus pertence”. O apóstolo Tiago previne: “Eia, agora, vós que dizeis: Hoje ou amanhã iremos a tal cidade, ali passaremos um ano, negociaremos e ganharemos. Vós não sabeis o que sucederá amanhã. Que é a vossa vida? Pois, nada mais sois do que um vapor que aparece por um pouco, e logo se desvanece. Em vez de dizerdes: Se o Senhor quiser, viveremos e faremos isto ou aquilo” (Tg 4.13-15 grifo meu).
Realmente não temos a capacidade de determinar os eventos futuros.
Porém, diante dessa repreensão do apóstolo Tiago, fica-nos a impressão de um contrassenso nas palavras de Paulo, quando diz: “Estou certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir, nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor” (Rm 8.38-39 grifo meu).
Entre as duas afirmações, a de Tiago e a de Paulo, há um fator determinante que extrapola a explicação humana do que é a certeza: a fé! “Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que se não veem” (Hb 11.1).
Quem pode declarar certeza da própria salvação? Somente aquele que o faz por meio da fé. Não há garantia de salvação sem a fé. Hoje a fé nos encontra numa “certeza não completa”, não alcançada; mas ela nos conduz ao alcance completo daquilo que esperamos. “Mas desejamos que cada um de vós mostre o mesmo cuidado até o fim, para completa certeza da esperança; para que não vos façais negligentes, mas sejais imitadores daqueles que, pela fé e paciência, herdam as promessas” (HJb 6.11-12). Qual a promessa? “Mas aquele que perseverar até ao fim será salvo” (Mt 24.13). Pela fé, temos a certeza da salvação, porque Aquele que a prometeu guardará o nosso caminhar até “a completa certeza da esperança”.
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Nenhum comentário:
Postar um comentário