terça-feira, 18 de junho de 2019

OBRAS MAIORES DO QUE AS DE JESUS?

"Lembrai-vos da palavra que vos disse: Não é o servo maior do que o seu senhor" (João 15.20).
"Digo-lhes a verdade: Aquele que crê em mim fará também as obras que tenho realizado. Fará coisas ainda maiores do que estas, porque eu estou indo para o Pai" (João 14.12).
Parece contraditório que Jesus tenha afirmado que o servo não é maior do que o seu senhor, mas também diga que os seus servos fariam obras maiores do que as que ele fez. Haverá aí uma contradição? Evidentemente, não há.
Uma boa leitura de João 14.12 fará notar que Jesus não disse "obras maiores que as 'minhas'". Ele se referiu às obras que - disse ele - "tenho realizado". Há aí uma noção restritiva: apenas aquelas obras que ele realizava, dentro dos seus propósitos. O interesse de Jesus era diferente do interesse de muitos líderes deste tempo. Ele recomendou que as pessoas se preocupassem como Céu, hoje preocupam-se com o mundo.
Sem dúvida, Jesus não realizou todo o seu poderio milagroso, o qual é absoluto, ainda que realizara obras em quantidade admirável. O apóstolo João, usando uma hipérbole, diz: "Há, porém, muitas outras obras que Jesus fez; e se cada uma das quais fosse escrita, cuido que nem ainda o mundo todo poderia conter os livros que se escrevessem. Amém" (João 21.25).
Que ser humano poderia, então, superá-lo em obras? Por que Jesus disse que seus servos fariam obras ainda maiores?
Ao fazer tal afirmação, o Senhor coloca o encerramento de sua missão terrena como explicação para o grandioso trabalho dos seus discípulos: "... obras maiores do que estas, porque estou indo para o Pai".
Novamente, convém notar o uso do demonstrativo "estas" . Jesus não disse "obras maiores do que "as minhas", "maiores do que aquelas que posso realizar". O demonstrativo denota clara restrição.
Assim sendo, que as obras dos servos seriam maiores do que as do Senhor?
Quando retornou ao Pai, Jesus ordenou que os apóstolos aguardassem a descida do Espírito Santo, em Jerusalém, para que eles lhe fossem testemunhas em todas as regiões do planeta: uma obra geograficamente maior. "Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém, como em toda a Judeia e Samaria, e até os confins da terra" (Atos,1.8).
Quando Jesus ressuscitou, o número dos servos que o viram era pequeno: pouco mais de quinhentos irmãos (1Coríntios 15.6).
No Pentecostes, houve a conversão de três mil pessoas (Atos 2). Em Atos 4. 4, registra-se o acrescimo de cinco mil almas! Uma obra numericamenmte maior! A partir daí, as Escrituras relatam a expansão da Igreja, tanto no aspecto geográfico - nesse aspecto, Paulo foi largamente usado - quanto no aspecto numérico, mais vasto a cada dia.
Ainda hoje a Igreja está comissionada a fazer essas chamadas "maiores obras", em nome daquele que é insuperável em grandes obras e maravilhas Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Translate:

Pesquisar este blog

• Arguivo do blog