quinta-feira, 30 de maio de 2019

O QUE É SER LÍDER EVANGÉLICO?


Todo líder evangélico deveria sentir a mesma responsabilidade didática que Jesus e os apóstolos sentiram pelas pessoas carentes de conhecimento sobre o Reino de Deus. Líderes cristãos foram chamados para conduzir pessoas na direção de um alvo que não está no fim de uma linda estrada plana, mas no topo de uma montanha de difícil acesso. Líderes pastoreiam!
A vida de Jesus foi dedicada a ensinar como quem tem autoridade (Mt 7.29), desde a tenra idade. Paulo desgastou-se no ensino das igrejas, Filipe se dispôs a ensinar o eunuco...
Obviamente, só tem capacidade para ensinar quem aprendeu; talvez falte essa parte a muitos líderes do nosso tempo!
É preciso lembrar que, em termos do Reino de Deus, liderar não é administrar instituições religiosas, essa função é material, secular e cabe a administradores. Na maioria das igrejas, o sistema administrativo confunde diretoria com ministério pastoral. Pastores passaram a ser presidentes, diretores, chefes que passam a vida em reuniões administrativas, assinam documentos e muitos até mesmo se envolvem em negócios estranhos à obra do Senhor. Já não são pastores; são executivos. Os que pregam aos domingos valem-se de uma experiência discursiva que, bem examinada, nada acrescenta aos seus ouvintes.
Que se faz das almas, que se faz das ovelhas a perambular pelo pasto, alimentando-se de má alimentação que lhes vem pelo rádio, pela tv, ou pelos lobos que cercam o rebanho?
Não foi para isso que Deus chamou os líderes! Para compreender isso, basta ler o livro de Atos dos Apóstolos (vejam bem o nome do livro!) e as cartas de Paulo, a Carta aos Hebreus, as Cartas de Pedro e de João, por exemplo.
Mas, que nenhum líder e nenhuma igreja se omitam da leitura das Sete Cartas - do Senhor Jesus - às Igrejas da Ásia!
Como será a nossa prestação de contas ao Rei? Dir-lhe-emos que construímos vários e suntuosos templos? Que organizamos diversas viagens a Israel? Que mantivemos programas em rádio e televisão, os quais mostravam a pujança de nossa administração?
Que estamos fazendo dos membros do corpo de Cristo, se os deixamos sem ensino e sem doutrina, porque não temos a mesma preocupação que tiveram o Senhor Jesus e os apóstolos?
Permita Deus que tenhamos tempo para corrigir tão mau caminho que seguimos há décadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Translate:

Pesquisar este blog

• Arguivo do blog