quinta-feira, 30 de maio de 2019
VAMOS DESPERTAR A PREOCUPAÇÃO PERCEPTIVA?
Às vezes, ou quase sempre, ouvimos afirmações de crentes maduros (mas só na idade!) as quais deixam clara a falta de um estudo sério do texto bíblico. Isso é resultado de uma "leitura" automática, isenta de preocupação perceptiva, irracional, mesmo!
Não me convence a informação de que "o irmão fulano leu a Bíblia toda várias vezes", porque, se a leitura é tão superficial que está no mesmo nível da despreocupação perceptiva (meditação, análise, busca da compreensão do texto em seu contexto) ela é vã, inútil.
Sabemos que nossa gente, de modo geral, é avessa ao estudo efetivo; como professor, sei quanto os alunos amam uma "dica" para resolver questões. Porém,os raros estudiosos sérios debruçam-se sobre a matéria, à procura das águas mais profundas. Quando se trata do estudo da Palavra de Deus, infelizmente, o descaso é o mesmo. Todos ficam extasiados com aquele irmão que "sabe meia Bíblia de cor"; só não se verifica como lhe anda o conteúdo decorado.
Ouve-se em toda parte a afirmação: "Jesus morreu pelos pecadores"; aí se inclui todo e qualquer ser humano, mas Isso não é verdade!
No evangelho de João, 3.16 está bem clara a explicação: "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê, não pereça, mas tenha a vida eterna".
Vejamos: Está explícita a verdade em que Deus amou toda a humanidade de modo inenarrável, indizível. Foi tão grande esse amor que o Pai decidiu dar o seu único e amado Filho, não a todos os homens. A preciosidade de Jesus não foi lançada sobre uma humanidade destituída de "preocupação perceptiva", por causa do pecado que ela insistia em praticar.
Por essa razão, a dádiva de Cristo por Deus está sob condição: "todo aquele que nele crê". Nouta parte se lê: "quem não crê já está condenado"!
Se assim é, qual a razão de tantos crentes afirmarem impensadamente que o Senhor Jesus morreu por todos os homens? Esse "todos" só deve abranger os que creem, o que não quer dizer que Deus tenha escolhido a uns para a salvação e desprezado a outros. A oportunidade, a porta da graça não é vedada, senão, àqueles que decidiram desacreditar no unigênito Filho de Deus.
Crente sério estuda, ora, medita, busca a iluminação do Espírito Santo, para agir com clareza e raciocínio evangélicos.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário