Translate:

Pesquisar este blog

Receba as atualizações do blog em seu e-mail:

• Arguivo do blog

quarta-feira, 7 de junho de 2017

QUE É ROUBAR, MATAR E DESTRUIR?

Em João, 10.10, o Senhor Jesus aponta que roubar, matar e destruir são atos do ladrão. Vamos ver que atos são esses, a fim de entendermos quem é o ladrão que o Mestre mencionou.
Na referida passagem o Senhor se declara o Bom Pastor, isto é, o exemplo daqueles que ele mesmo deu às igrejas que reúnem suas ovelhas (EF 4.11).
Assim, Jesus chamou de ladrão àqueles​ que agem de modo oposto ao seu exemplo, pois vêm a roubar, matar e destruir.
Roubar o quê?
A mensagem do evangelho é semeada e brota vigorosa no coração do homem que se torna ovelha do rebanho do Senhor. Essa ovelha pode, sim, cair nas mãos de um mau pastor (mercenário cf Jo 10.13). Esse mercenário não tem compromisso com a verdade, mas com seus próprios interesses. Assim, ele "rouba" a verdade bíblica, para impor a sua mentirosa e usurpadora mensagem
Jesus disse que esse ladrão vem para matar.
Matar o quê?
Matar é tirar a vida. Jesus declarou ser a vida; aquele que ouve a sua palavra tem a vida eterna (Jo 3.36). Mas o papel do mercenário (mau pastor) é levar a ovelha por ensinos tortuosos que "matam" a verdade do evangelho de Cristo, levando o homem à descrença da verdade e, consequentemente, à aceitação das mentiras e das heresias.
O texto diz que o ladrão mercenário vem para destruir.
Destruir o quê?
Destruir é danificar, arrasar, exterminar. Esse destruidor usa suas artimanhas para levar as ovelhas a tal exaustão que, tendo-lhes roubado a semente do evangelho; tendo matado, extirpado, por meio de suas falsidades, o vicejamento da verdade, consegue destruir a obra feita pelo trabalho dos pastores que são verdadeiramente seguidores do Bom Pastor.
Conseguintemente, o ladrão que vem a matar e destruir são os que - até os dias de hoje - disseminam heresias e outras distorções entre as ovelhas mal orientadas no rebanho do Mestre.
Jesus não atribuiu explicitamente ao diabo as ações de roubar, matar e destruir; atribuiu-as aos servos diabólicos que estão em todo lugar, em pleno exercício da desconstrução da verdade. Cabe aos pastores dignos salvar as ovelhas do ataque vulpino dos mercenários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário