Translate:

Pesquisar este blog

Receba as atualizações do blog em seu e-mail:

• Arguivo do blog

domingo, 16 de outubro de 2011

FALE E ESCREVA DIREITINHO III

Caso 7.
Forma indevida:
A rúbrica do filântropo não foi reconhecida.
Forma adequada:
A rubrica do filantropo não foi reconhecida.
Comentário:
Os problemas mais sérios que afetam os usuários de uma língua estão no vocabulário. Em geral, a escolaridade no Ensino Fundamental e no Médio mantém preocupação com a forma escrita da língua; mas, pouco se atém à fala do idioma. Isso é grave porque afeta todo o processo de aquisição do idioma, inclusive da forma escrita. Há pronúncias afetadas por desconhecimento tanto da ortoépia/ortoepia (correta pronúncia das palavras) quanto da prosódia (correta posição da sílaba tônica nas palavras). Nunca fale -bri-ca, nem fi-lân-tro-po. O correto é ru-bri-ca e fi-lan-tro-po. Cuide também desses aspectos em outras palavras.
Caso 8.
Forma indevida:
Chegou os recibos e os contratos.
Forma adequada:
Chegaram os recibos e os contratos.
Comentário:
Outro problema que afeta o bem falar está na concordância verbal. Esse problema afeta desde os falantes menos esclarecidos e mal instruídos até boa parcela da população que se diz culta e informada. Tirados alguns casos específicos, o verbo deve concordar com o seu sujeito. Dessa forma, se o sujeito for plural ou composto o verbo deverá ir para o plural, na mesma pessoa do sujeito. No exemplo dado, considerando-se que o sujeito, além de composto, tem núcleos no plural, o verbo só poderá estar flexionado no plural. Porém, quando um verbo está anteposto ao sujeito composto, poderá concordar com o núcleo mais próximo como se vê em: (Chegaram) ou Chegou o recibo e os contratos.
Caso 9.
Forma indevida:
Amanhã, estaremos entregando todo o material.
Forma adequada:
Amanhã, entregaremos todo o material.
Comentário:
O mau uso do gerúndio tem sido um grave problema em nossa sociedade. É necessário lembrar que essa forma verbal marca eventos momentâneos, em transcurso, no instante da elocução. Posso dizer que eu estou lendo, agora, neste instante. Mas não posso dizer que estarei lendo hoje à noite; nem que vou estar lendo amanhã. Aos eventos futuros está vedado o uso do gerúndio. Cuidado! Evite-o!
Caso 10.
Forma indevida:
Entrei e saí da sala rapidamente.
Forma adequada:
Entrei na sala e saí de lá rapidamente.
Comentário:
Aqui, o problema é mais complicado, uma vez que envolve conhecimento de importante capítulo da gramática normativa: a regência verbal. A norma culta instrui que não se misturem regências diferentes. O verbo entrar usa preposição em; mas, o verbo sair usa preposição de. Logo, é necessário resolver o problema de cada verbo separadamente, o que exige bom senso na estruturação da frase: (Entrei na sala) e (saí de lá).
ACOMPANHE ESSES ASSUNTOS SEMANALMENTE.
Um abraço.

2 comentários:

  1. Obrigada pela aulas, Pastor-Professor Tavares. Vou acompanhar sempre que puder. Abraços e Deus o abençoe.

    ResponderExcluir
  2. Explicações excelentes! O caso 09, é o meu calo. Sempre erro no emprego do gerúndio. O caso 10,aprendi hoje.
    Deus o abençoe!

    ResponderExcluir