sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

PROBLEMAS COM A LÍNGUA XIII

Aqui, você verá questões que abrangem boa parte do conhecimento necessário da nossa gramática. Aceite o desafio e procure resolver as questões. O gabarito será postado daqui a alguns dias. Bom trabalho!

Assunto: Ortografia pré-Acordo Ortográfico e Classes de Palavras
ATENÇÃO! ORTOGRAFIA PRÉ-ACORDO ORTOGRÁFICO, ACEITA EM PROVAS DE CONCURSOS PÚBLICOS E VESTIBULARES.
Questão 01.
Segue uma lista de palavras que podem estar com problema de acentuação Acentue-as, se necessário.
jacaranda, ananas, urupes, canapes, cipo, carijos, recompos, mantem, parabens, item, itens, saci, jurupis, urubu, anus, pa, paz, ves, vez, no, noz.
Questão 02.
Lembrando-se de que todas as palavras proparoxítonas são acentuadas, dentre as palavras que seguem, acentue as que forem proparoxítonas.
a) camara, pudico, rubrica, interim, satrapias
b) levedo, boemia, ibero, avaro, aerolito
c) indice, ultima, batavo, filantropo, pegada
d) gratuito, satrapa, aziago, alacre, conjuge
e) crisantemo, impudico, improbo, misantropo, prototipo.
Questão 03.
Assinale o item que apresenta o plural de tem, dê, lê e vê.
a) têem, dêm, lêem, vêm.
b) têm, dêem, lêm, vêem.
c) tem, dêem, lem, vêm.
d) têm, dêem, lêem, vêem.
e) têem, dêem, lêem, vêm.
Questão 04.
Assinale a alternativa correta quanto à grafia das palavras.
a) xícara, enxada, flecha, chuchu, enchergar.
b) espontâneo, mixto, esplêndido, expectativa, estrangeiro.
c) êxito, execrável, exílio, exausto, ezorcizar.
d) anexar, conexão, tóxico, piche, enxergar.
e) excedente, baixela, caixote, cachumba, excêntrico.
Questão 05.
Um conjunto de camelos chama-se cáfila. Então, complete as frases seguintes.
a) Uma coleção de quadros chama-se ____________________.
b) Um conjunto de ilhas chama-se _______________________.
c) Um conjunto de pessoas de má reputação é ______________.
d) Um conjunto de lobos é ______________________________.
e) Um conjunto de heróis é _____________________________.
Questão 06.
Preencha o parêntese, de acordo com o código.
1. Comuns-de-dois gêneros
2. Epiceno
3. Sobrecomum
( ) carrasco; ( ) cobra; ( ) vítima ( ); cônjuge; ( ) dentista.
Questão 07.
Assinale a alternativa incorreta quanto ao gênero das palavras.
a) O ordenança teve o salário diminuído.
b) O lança-perfume foi proibido no Carnaval.
c) Ao ver tanta miséria, tive muito dó daquela moça.
d) O eclipse da Lua era esperado naquela região.
e) Apesar da ameaça, não explodiram o dinamite.
Questão 08.
Passe para o plural as palavras seguintes:
navio-escola, salário-família, saia-balão, amor-perfeito, copo–de-leite, guarda-roupa, guarda-metropolitano.
Questão 09.
Faça as flexões necessárias nos adjetivos seguintes:
Comprei camisetas _______________ (verde)
Comprei camisetas _______________ (abóbora)
Comprei camisetas _______________ (vede-claro)
Comprei camisetas _______________ (zal-marinho)
Estudo as literaturas ______________ (luso-brasileiro)
Admiro os tratados _______________ (luso brasileiro)
Questão 10.
Complete as lacunas com o pronome adequado.
a) Era para ______ falar a verdade. (eu-mim)
b) Amanhã não dá para ______ ir à escola. (eu-mim)
c) Entre Maria e ______, (eu-mim) sempre houve amizade.
Questão 11.
Compare o emprego dos verbos existir, ocorrer ou haver e preencha as lacunas nas frases.
a) _________________ (existir: presente) uma flor no vaso.
b) _________________ (existir: imperfeito) belas árvores ali.
c) _________________ (haver: presente) flores no vaso.
d) _________________ (haver: imperfeito) flores no vaso.
e) _________________ (ocorrer: perfeito) um grave acidente.
f) _________________ (ocorrer: perfeito) alguns acidentes.
g) _________________ (haver: perfeito) um acidente.
h) _________________ (haver: perfeito) alguns acidentes.
Questão 12.
Observe a frase e corrija a possível falha.
Hoje à noite, vão haver bailes na cidade; mas também poderá ocorrer algumas confusões nas ruas; por isso vão haver policiais de plantão.
Questão 13.
Use, adequadamente, um dos pronomes sugeridos.
A vida é um bem inestimável; ____________ (isto/isso) sempre foi sabido pelo homem.
______________ (isso/isto) eu sempre considerei: a vida é uma bem inestimável.
Questão 14.
Observe o emprego de onde/aonde em cada frase.
__________ (onde/aonde) você mora eu não sei; mas sei __________ (onde/aonde) vou.
Questão 15.
Coloque os verbos no futuro do subjuntivo.
a) Se eu __________ (vir) amanhã, poderemos conversar.
b) Se eu __________ (ver) as tarefas, poderei ajudá-los.
c) Quando a polícia __________ (intervir), será enérgica.
d) Se ele _________ (propor) acordo, aceitarei.


Assunto: Concordância, regência verbal, crase, colocação pronominal e pontuação.
Questão 16.
Corrija as frases em que não se obedece às normas de concordância.
A crítica e a opinião pública não está de acordo com a proposta.
Faltava dois minutos para o início da prova.
Quando chegar as férias, irei à praia
Eu, meu irmão e ela saíram cedo.
Pouco adianta as suas reclamações.
Haviam pessoas na sala, mas não consegui identificar ninguém.
Existe dias que a gente fica triste.
Questão 17.
Complete as frases, observando as normas de concordância.
_____________ (mesmo) cansada, a garota continua estudando.
Minha mãe _____________ (mesmo) fez o almoço.
As garotas ______________ (mesmo) fizeram a entrega do presente.
Os pais _____________ (mesmo) são responsáveis pela educação no lar.
Tenho _____________ (bastante) folhas escritas aqui.
Estamos ____________ (bastante) preocupados com você.
Enviaremos ____________ (anexo/anexado) todos os documentos.
O gerente havia ______________ (anexo/anexado) os documentos.
Seguem _____________ (incluso/incluído) todas as faturas deste mês.
O funcionário tinha _____________ (chego/chegado) atrasado.
A menina havia ____________ (pago/pagado) as cópias.
Todos estamos _____________ (alerta)
Hoje temos _____________ (menos) matéria.
_____________ (nenhum) ofensas são aceitáveis.
Questão 18.
Corrija as frases que apresentam problema quanto à regência verbal.
Jamais perdoaram o rapaz.
A empresa se propôs perdoar ao contrato quebrado.
Pague em dia os empregados.
Informei-lhe de que haverá aula amanhã.
Informo-o que seu pai viajou ontem.
Nunca assisto filmes de terror.
O cabeleireiro assiste aos seus clientes.
Você aspira um cargo excelente, menina!
Questão 19.
Use, se necessário, o acento indicador da crase.
Obedeça a lei e seja um bom cidadão.
Indo a França, não deixe de ir a Portugal.
Sempre andamos a cavalo.
Vendas a vista são maiores que vendas a prazo
Não me visto a inglesa; mas certas horas, retiro-me a francesa.
Tenho tudo a mão para o trabalho.
Cara a cara, elas fingiram não se conhecer.
A reunião será as 10 horas.
Chegue a casa tarde e fui a casa de Maria.
Fique sempre a distância. Melhor ficar a distância de cem metros.
Questão 20.
Observe, nas frases seguintes a colocação pronominal e a pontuação. Corrija o que for necessário.
Me espere! Você precisa de mim.
O jornal, de hoje, traz algumas notícias tristes.
Espero que, você não procure-nos nesta sala.
Apavorado, o aluno se evadiu do local.
O aluno apavorado evadiu-se do local.
Aqui, me despeço com muita saudade.
O frasco, continha um líquido perigoso.
Comprei lápis cadernos e, muitas canetas.
Mandei uma carta para minha namorada que mora em Santos.
Mandei uma carta para minha namorada, que mora em Santos.
Se você estudar fará sucesso nas provas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Translate:

Pesquisar este blog

• Arguivo do blog