Translate:

Pesquisar este blog

Receba as atualizações do blog em seu e-mail:

• Arguivo do blog

terça-feira, 13 de julho de 2010

OS QUE PÕEM A MÃO NO ARADO

Gosto dos hinos da antiga Harpa Cristã: além das muitas melodias lindas, acho neles mensagens que são verdadeiras pregações. A Harpa Cristã, se bem observada é um celeiro de mensagens! Um dos hinos importantes a que me refiro, o de número 394, alude às pessoas que se dispuseram para fazer a obra do Evangelho: “Quem sua mão ao arado já pôs/ Constante precisa ser/ O sol declina e logo após, vai escurecer/...”. A letra prossegue por quatro estrofes, exortando os obreiros do Senhor à fidelidade no trabalho.
Parece que na atualidade os argumentos bíblicos em que se baseiam esses hinos não têm sido levados em consideração, uma vez que se encontram, a cada passo, “obreiros” que transformam seus sonhos pessoais (muitas vezes eivados de soberba, orgulho pessoal, superestima etc.) no objetivo de seu labor.
Nossa época é rica de pessoas “interessadas na obra”, desde que não tenham dificuldades na execução dos seus planos e sejam elogiadas constantemente pelos “bons serviços” à causa do Senhor. São as tais que se incham felizes com as palmas recebidas. Porém, esmorecem e seus semblantes descaem diante do primeiro impasse, diante do primeiro desafio.
Disse Jesus: “... Ninguém que lança mão do arado e olha para trás é apto para o Reino de Deus”. (Lc 9: 62). A obra exige valentia, mas não abre mão de uma enorme dose de humildade, de reconhecimento da insuficiência pessoal, da absoluta dependência do Espírito Santo. O mesmo Senhor Jesus disse que nada se poderá fazer sem ele. “Eu sou a videira, vós, as varas...”. Há que talvez pense em inverter. Talvez orem: “Senhor, eu sou a videira, os outros, as varas que, se não derem os frutos que pretendo, eu desisto!”.
No âmbito do Reino de Deus, a aptidão para o trabalho não se mostra pelo belo currículo acadêmico, nem pela nobreza da situação social, nem pela cor dos olhos. A aptidão está no coração quebrantado que se dispõe a ser servo dos servos do Senhor. A aptidão está na compreensão de que quanto mais se fizer, menos se terá atingido o alvo. A relação do trabalho/benefício pessoal na obra do Senhor, neste mundo é inversamente proporcional: quanto mais se trabalha, menos se cobra, pois o galardão não deve ser recebido aqui. Aqui, quem gasta a sua vida, achá-la-á perfeita (Mt 16: 25).
Quem pretende o galardão nesta vida não avalia o que está perdendo; age pior do que Esaú, porque receberá menos que um prato de lentilhas (Gn 25: 34). A decepção dos obreiros vaidosos de suas capacidades não tardará. Quando chegarem ao Tribunal de Cristo, possivelmente verão a palha que ajuntaram. É bíblico! (I Co 3: 12).
Devemos agir como Paulo, que disse: “... Mas, o que para mim era ganho reputei-o perda por Cristo. E, na verdade, tenho por perda todas as coisas, pela excelência do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor, pelo qual sofri a perda de todas estas coisas e as considero como esterco, para que possa ganhar a Cristo, e seja achado nele, não tendo a minha justiça, que vem da lei; mas, a que vem pela fé em Cristo, a saber, a justiça que vem de Deus, pela fé...” (Fp 3:7-9).
Assim, a nobreza do obreiro está em que trabalhe na seara do Senhor em qualquer circunstância; colhendo excelentes frutos, ou limpando as varas secas de um árido verão. Convém que não espere a recompensa material, pois o necessário para prosseguir em direção ao alvo o Senhor da seara lhe dá, infalivelmente.
Israel andou durante quarenta anos no deserto e não precisou sequer de uma sandália a mais. Deus é o galardoador dos que o servem com sinceridade. A glória que está preparada para os servos fiéis é indizível. Quem está com a mão no arado, prossiga, sem desânimo, ainda que debaixo de grande luta.

Um comentário:

  1. não é facil fazer a obra é mentira de quem fala: é facil fazer a obra temos que ser cheio da graça de Deus para ficar-mos em pé diante das lutas que vem pra nos derrubar se ainda mais colocar o eu na frente eu faço ,eu pregoa palavra eu consigo tudo isso tem que ser Deus me ajuda o Espirito Santo me espira,Jesus ta na frente ai sim porque tudo podemos fazer em Cristo que nos fortalece.

    ResponderExcluir