quarta-feira, 22 de novembro de 2023

NÃO REMOVAM OS LIMITES ANTIGOS!





Muito cuidado com uns líderes retrógrados, os quais usam Provérbios 22. 28, para cercear quaisquer interesses dos liderados pela aplicação intelectual nas áreas filosófica e científica.

Procurar o crescimento intelectual é bíblico, pois, o Senhor criou o homem para que este cresça e se multiplique, não só na geração familiar, mas também na aplicação da inteligência.

O homem sem Deus, é apenas "homem natural", isto é, um ser vivente, dotado de intelecto; mas, útil, apenas a esta vida material e fugaz.

O "homem natural" não  tem noção da vida espiritual; o que o torna um bruto, um ser animal, digo, respirante; ele é guiado pelo fôlego que o insere na condição de "ser vivente".

De outra forma, o homem que chegou a Deus, é nascido de novo (Jo 3. 3): passou a ser "homem espiritual". Esse, preserva a sua condição material (tal como o "homem natural); mas essa sua condição primitiva fica submetida a Cristo, o que o torna bem diferente do "homem natural"; porque, agora, é comandado pelo Espírito de Cristo (Gl 2. 20).

O "homem espiritual" vê a inteligência do "homem natural" sob a ótica de Tiago (Tg 3. 15). É isso que o coloca numa condição privilegiada para cumprir o "crescer e o multiplicar-se", porque a sua sabedoria vem de Deus! Cabe ao "homem espiritual" dedicar-se ao conhecimento,  essa boa dádiva de Deus!

Quando o "homem espiritual" se descuida da espiritualidade, na qual foi inserido pelo novo nascimento, volta-se à carnalidade, e essa, agora,  o faz "homem carnal". É carnal o homem que estacionou na busca do conhecimento de Deus; por isso, vive preso a um conhecimento pobre, infantil, personalista e pretensioso.

Voltando a Provérbios 22. 28,  "não remover os limites antigos" não significa permanecer estagnado, preso a um passado, hoje inócuo. Para a liberdade é que Cristo nos libertou! (Gl 5. 1). 

"Não remover os limites antigos" significa manter a fidelidade à inerrância das Escrituras Sagradas, por meio de um comportamento semelhante ao daqueles crentes de Bereia (At 17. 11ss).

Assim também, os crentes, amparados pelo Espírito Santo, buscam crescer "na graça e no conhecimento." (2Pe 3  18).


"Crescei e multiplicai-vos." (Gn 9. 27), sem remover os limites antigos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Translate:

Pesquisar este blog

• Arguivo do blog