quinta-feira, 23 de novembro de 2023

É IMPOSSÍVEL ORAR SEM CESSAR!

 




No capítulo 5 da Primeira Carta aos crentes de Tessalônica, o apóstolo Paulo dá continuidade a uma série de instruções, iniciadas no capítulo 4.

Em 5. 17, ele instrui: "Orai sem cessar." Há crentes que "entendem" "ipsis litteris" o ensino paulino, como se ele orientasse para que permaneçamos 'orando", todo o dia: "sem cessar"!

Esse é um pensamento ilógico! Não só ilógico; é também capaz de induzir a grave fanatismo!

Ninguém pode "orar" 24 horas diárias; todo crente tem outras tarefas para cumprir diariamente; por exemplo, lemos no v. 14: 

"Rogamo-vos também, irmãos, que admoesteis os desordeiros, consoleis os de pouco ânimo, sustenteis os fracos e sejais pacientes com todos."

É ilógico substituírem-se tantas tarefas propostas pela atividade da oração.

Não  há dúvida de que a oração deve ser o "passo primeiro" de todos os outros passos diários. (Mt 6.33)

É tão errado pensar-se que oração, sem ação, traz resultado (Êx 14. 15) quanto achar que "viver" de joelhos santifica alguém. O que santifica o crente é a separação das coisas mundanas, e o coração contrito a Deus, estejamos  ajoelhados ou não! (Sl 51.17).

Outro erro é a constante demonstração de que "nós somos", de fato, pessoas de oração. Isso é um viés farisaico! (Lc 18. 11ss). Ninguém ora para que outros saibam quanto se é fervoroso; mas, a oração é  ato exclusivo para com Deus! (Mt 6. 6).

Como, entender, então, que se deve orar sem cessar? Jesus disse:

"Vigiai e orai para que não entreis em tentação. Na verdade o espírito está pronto, mas a carne é fraca." (Mt 26.41).

Primeiramente, notemos que Jesus deixou claro que o "espírito" está pronto! O espírito não tem voz audível, nem joelhos, mas está alerta!

Também, está claro que "entre uma oração e outra", o crente deve vigiar. Por que vigiar, se nós já oramos?!

Vigiamos para que nós não caiamos em ciladas do erro (pecado) e da má compreensão dos textos bíblicos!

Não podemos assumir a condição de "analfabetos funcionais", para com as Escrituras.

Ninguém deve arrepiar-se com a informação  de que há, entre crentes, os "analfabetos funcionais" diante dos textos das Escrituras! Jesus falou a respeito dessa gente:

"Vocês examinam as Escrituras, porque julgam ter nelas a vida eterna; e são elas mesmas que de Mim testificam; contudo, não querem vir a Mim, para terem vida." (Jo 5. 39-40).

O  crente atuante procura ser sempre bem instruído pela Palavra de Deus.

Estude a Bíblia com bom ânimo e espírito pronto, para ter a intervenção do Espírito Santo, porque "Ele vos ensinará todas as coisas." (Jo 14.26).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Translate:

Pesquisar este blog

• Arguivo do blog