Os comerciantes e os torcedores de futebol conhecem bem o sentido da palavra "freguês"; embora ela tenha outros significados, também.
As pessoas de pouca escolaridade, em geral, escrevem "freguez"; com isso, cometem grave erro ortográfico.
As falhas em ortografia causam constrangimento social imediato a suas vítimas, porque deixam claras as deficiências da escolaridade. Tratarei, oportunamente, desse assunto.
Entretanto, a origem e a significação das palavras também indicam falhas no conhecimento da língua; ainda que essas falhas não constranjam de modo imediato, como faz a falha ortográfica.
A origem de uma palavra pode esclarecer muito o sentido que lhe é dado no uso atual. Porém, há palavras que, há bastante tempo, se distanciaram do sentido original, e com ele mantêm um vínculo nem sempre perceptível.
A palavra freguês resulta da expressão latina: "filho da Igreja"!
Seu sentido está preso à ideia que se fazia do fiel, que frequentava a igreja, ou seja, a freguesia.
No passado, a colonização se fazia na região periférica de um templo católico, que era chamado de freguesia. Ali, reuniam-se os "filhos da igreja", os fregueses, isto é, aqueles que dominicalmente iam à freguesia.
Evidentemente, nessas oportunidades, ao redor da freguesia, juntavam-se os comerciantes que disputavam os seus fregueses (daí as expressões "minha freguesia", "meu freguês").
Assim, essa palavra marca o sentido que se dá àquele que vai habitualmente servir-se num mesmo lugar.


Nenhum comentário:
Postar um comentário