“Por esta causa te deixei em Creta, para que pusesses em boa ordem as coisas que ainda restam e, de cidade em cidade, estabelecesses presbíteros, como já te mandei.” (Tt 1.5)
Tu, porém, fala o que convém à sã doutrina.” (2.1)
Introdução
Mesmo as pessoas mais alienadas percebem as enormes e crescentes dificuldades pelas quais o mundo todo atravessa. “Falta quem ponha em boa ordem as coisas que ainda restam.” A humanidade não vê a causa de todos os males que a afetam: o pecado. O profeta Isaías deixa claro que o problema do mundo - e mesmo da igreja - não está em Deus, mas na iniquidade dos homens.
“Eis que a mão do Senhor não está encolhida, para que não possa salvar; nem o seu ouvido agravado, para que não possa ouvir. Mas, as vossas iniquidades fazem separação entre vós e o vosso Deus. Os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que não vos ouça.” (Is 59.1-2)
As aflições do mundo pecaminoso ainda afetam a vida da igreja do Senhor, porque a Igreja convive neste mesmo ambiente (Jo 16.33). Todavia a igreja não pode misturar-se com a iniquidade dos homens, sob pena de se tornar um sal insípido, a ser pisado pelos homens. (Mt 5.13)
Acontece que, desde a igreja primitiva, a igreja além de batalhar contra o pecado que se avoluma sobre a terra, tem, ainda que enfrentar aqueles que, em seu próprio meio, buscam corrompê-la. Notemos como esse problema vai ocupando espaço cada vez maior entre os crentes, causando enorme dano ao corpo de Cristo.
PAULO ORIENTA A TITO SOBRE COMO ENFRENTAR ESSES MALES NA IGREJA
Por meio das epístolas que escreveu, a Tito e a Timóteo (1 e 2), o apóstolo Paulo dá àqueles dois jovens pastores uma segura orientação para reorganizarem a igreja. Tito, e também Timóteo, enfrentariam, nas suas igrejas, tanto em Éfeso quanto em Creta, pessoas insolentes, desviadas da sã doutrina, as quais causavam um verdadeiro desastre na igreja.
Hoje vemos lugares assim, nos quais os pastores são desrespeitados, a doutrina evangélica deturpada, envenenada com heresias por pregações erradas nas mídias sociais e nas televisões, e também envenenadas certas canções entoadas nos cultos. Hoje, muitos crentes levam uma vida que parece piedosa, apenas aos domingos, mas no decorrer da semana, agem mundanamente.
O apóstolo mostra a Tito (e também a Timóteo) que eles têm autoridade de Deus para que coloquem a casa em ordem.
Os princípios do judaísmo assolavam a igreja em Creta, tal como se vê hoje em várias igrejas. Paulo fala na sã doutrina, isto é, a doutrina sadia, sem mistura, a doutrina do evangelho.
DOUTRINA NÃO SÃO HÁBITOS; SÃO PRINCÍPIOS
O inimigo fez brotar uma ideia criminosa no seio de muitas igrejas, a respeito do que é a sã doutrina. Não se trata da maneira de alguém se vestir, se as mulheres devem ou não cortar os cabelos, entre outros costumes impostos por homens ao corpo de Cristo. Com isso, Satanás tem desviado a noção de sã doutrina, dos princípios sadios do evangelho.
Doutrina é o conjunto dos princípios em que se baseia um sistema (político, religioso, filosófico). Existem doutrinas religiosas que não são sadias, e elas quase sempre invadem a igreja, trazendo heresias e outras distorções. Ora, a doutrina que foi apresentada aos homens pelo Senhor Jesus é o evangelho. O evangelho é a sã doutrina.
Conclusão
Na bela epístola pastoral, enviada a Tito, o apóstolo faz a mais importante exortação para um líder cristão: “Tu, porém fala o que convém à sã doutrina.” Falando o que convém à sã doutrina, o pregador mostra todo o caminho para alguém chegar à verdade de Cristo.
Cada crente, em cada lugar, deveria ocupar-se com muita dedicação dessas lições do apóstolo Paulo a Tito, que são, na verdade, uma aula de vida cristã. Muitos crentes apreciam mostrar nas mídias sociais os livros que leem mensalmente; muitos, entretanto, nunca leram as Cartas a Timóteo e a Tito. Uma pena!
Nenhum comentário:
Postar um comentário