Translate:

Pesquisar este blog

Receba as atualizações do blog em seu e-mail:

• Arguivo do blog

segunda-feira, 3 de outubro de 2016

BATISMO COM O ESPÍRITO SANTO E COM FOGO: MIL GRAUS DE UNÇÃO?

 "... E eu, em verdade, vos batizo com água, para o arrependimento; mas, aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu; não sou digno de levar as suas sandálias; ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo" (Mt 3.11).
João Batista apregoou a vinda do Messias para os judeus, chamando-os para o batismo do arrependimento do pecado. Esse batismo, porém, não teve a mesma finalidade do batismo cristão, ordenado pelo Senhor em Mateus, 28.19-20.
O batismo cristão, uma das duas ordenanças do Senhor, é a expressão do nascimento de um novo homem, regenerado pela Palavra de Deus (Jo 3. 1-5).
João Batista, em seu discurso aos judeus, mencionou o batismo cristão; além de mencionar outro batismo que só compete ao Senhor Jesus, porque Ele batizaria os seus servos com o Espírito Santo. Jesus é quem batiza com o Espírito Santo; mas também fará o batismo com o fogo do juízo.
Uma leitura inadvertida do versículo referido, tem levado muitas pessoas a entender que o batismo com o Espírito Santo é um "batismo de fogo". Quantos pregadores trazem essa mensagem inverídica em seus pregações!
É necessário verificar que, na Escritura, o uso da palavra fogo remete, sobremaneira, à noção de juízo, de julgamento, tanto no AT quanto no NT, como se lê em Lv 10. 2; 2Reis 1. 14; Jr 23. 29; Mt 5. 22; Mt 18.8; Mc 9. 44, entre outras passagens.
Quando João Batista faz referência ao batismo com o Espírito Santo, aponta para o "selo" do Senhor sobre os seus. Os que rejeitam o penhor da graciosa salvação incluem-se no grupo dos que rejeitam o Cristo de Deus, os quais sofrerão o duro batismo com fogo., como se lê em Hb 12. 28-29 ; Ap 20.15.
Jesus Cristo dá àqueles que O aceitam e lhe obedecem uma marca gloriosa: o Espírito Santo, que os guia em toda a verdade (Jo 16.13); quanto aos que praticam a iniquidade, aguarda-os o batismo com fogo.
Conclui-se assim, que é necessário sabedoria para não se pedir que haja "mil graus de unção e fogo sobre as cabeças" - quem suportaria tamanha temperatura? - durante o culto a Deus. Há muito o que se corrigir! Há muitos a se fazerem discípulos da Palavra em nossos dias!

Nenhum comentário:

Postar um comentário