Translate:

Pesquisar este blog

Receba as atualizações do blog em seu e-mail:

• Arguivo do blog

quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

COMBATI O BOM COMBATE?

"Mas tu, sê sóbrio em tudo, sofre as aflições, faze a obra de um evangelista, cumpre o teu ministério. Porque eu já estou sendo oferecido por aspersão de sacrifício, e o tempo da minha partida está próximo. Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé. Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia;..." (2Tm 4. 5-8 grifo meu).
 

Não é raro usarem-se as palavras do apóstolo Paulo, para fazer referência à partida de uma pessoa, mormente, se o extinto foi ministro do evangelho.
Discordo disso, em qualquer situação. Aquelas palavras são uma expressão pessoal do apóstolo, as quais não me convém usar. Paulo faz referência à luta que teve na propagação do evangelho (obra que fez como ninguém). O apóstolo não faz referência a ter combatido enfermidade, em luta pela saúde física; não se refere a ter passado agruras financeiras. Ele não alude senão à obra de um evangelista, motivo por que orientou a Timóteo sobre como agir.
Hoje, leio nas notícias, informação de que o comediante Shaolin faleceu, e alguém coloca que ele "combateu o bom combate"! E vi isso na postagem de um pastor evangélico, a quem pedi justificativa para aceitar tal afirmação.
Sinto pela morte de Shaolin, mas recuso peremptoriamente aceitar a comparação que dele fizeram com o apóstolo Paulo.
Ev. Izaldil Tavares de Castro.

Um comentário:

  1. É a banalização dos versículo bíblicos e a citação da Bíblia fora de contexto. Por mais que se avise sobre esse mal e se avise que um "texto fora de contexto vira um pretexto" para qualquer coisa, ainda se percebe esse mal no meio evangélico.

    Abraços professor!

    ResponderExcluir