Translate:

Pesquisar este blog

Receba as atualizações do blog em seu e-mail:

• Arguivo do blog

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

PROBLEMAS COM A LÍNGUA V

Prof. Izaldil Tavares de Castro

Já dá para notar que é grande a quantidade de problemas com a língua. Certo? A cada bloco de cinco itens, vão-se anotando os mais corriqueiros. A maioria deles passa despercebida. O meu leitor deve também notar que só tenho procurado os que ofendem a audição; se forem levantados os que agridem os olhos, a coisa se tornará espantosa. Mas essas falhas serão oportunamente apontadas. É só aguardar! Continuemos!
1. Vamos colaborar com esse projeto; ele é muito interessante. (errada)
Vamos colaborar para esse projeto; ele é muito interessante. (correta)
Quando se diz: colaborar com alguém (ou com algo), informa-se a decisão de colaborar conjuntamente, associar-se a outros na colaboração. No caso de alguém se dispor a ajudar ou a doar, deve dizer colaborar para algo (ou para alguém).
2. O criminoso foi penalizado com longa pena de prisão. (errada)
O criminoso foi punido com longa pena de prisão. (correta)
É hábito muito comum o emprego da palavra penalizado, no sentido de informar que alguém sofreu uma penalidade. Isso não é correto, porque a palavra em discussão se aplica à noção de ter dó. Em tal situação é que se diz: O fato foi lamentável; eu mesmo fiquei penalizado com o que lhe aconteceu. De qualquer forma, não me soa bem esse verbo penalizar, como tantos outros em que se resolveu agregar o sufixo –izar. Prefiro dizer que tive pena.
3. Ele parece ter muita idoniedade. (errada)
Ele parece ter muita idoneidade. (correta)
É necessário cuidado com as palavras formadas com emprego de um sufixo. Caso importante se dá com o uso do sufixo –dade, que forma palavras como crueldade, bondade, entre outras. Em inúmeros casos emprega-se, com ele, um i (vogal de ligação) o que faz muita gente pensar na forma idade como sufixo. No caso da palavra idoneidade, ocorreu a seguinte formação: idôneo + i + -dade = idoneidade. Observe que em sobriedade a vogal de ligação é e: sóbrio + e + -dade.
4. Já combinei: chegarei ao meio-dia e meio. (errada)
Já combinei: chegarei ao meio-dia e meia. (correta)
Esta é uma questão de concordância nominal. Aqui, a palavra meio é um numeral (= metade); por isso, deve concordar com a palavra a qual se refere (hora).
5. Realmente, roupas cinzas não lhe ficam bem. (errada)
Realmente, roupas cinza não lhe ficam bem. (correta)
Alguns adjetivos que denotam cores são formas substantivas: abóbora, limão, cinza, pérola etc. Nesse caso, tais adjetivos não se flexionam: são invariáveis.

Um comentário: