Tem havido muita discussão sobre este
assunto; as discussões tornam-se armadilhas, quando, antes de uma reflexão,
partimos para assumir posição favorável ou contrária.
O bom senso, que nos falha ali e
acolá, recomenda-nos respirar, antes de emitir um parecer. Todavia, retratar-se
não é desdouro.
Quanto à questão levantada, há um
argumento de natureza gramatical e teológica, para se afirmar que Jesus Cristo
não é "o cabeça" da Igreja.
A palavra "cabeça", em
português, é homógrafa (igualdade gráfica com outra) e homófona (igualdade de
pronúncia com outra).
Os significados, circunstancialmente,
ficam por conta do artigo masculino ou feminino que as determinarem. Assim: - o
cabeça = líder, chefe, condutor - a cabeça = parte principal do corpo, onde
está o comando determinante de suas ações. "..., porque sem mim, nada
podeis fazer." (Jo 15.5).
Portanto, Jesus Cristo não é "o
cabeça" da Igreja, porque ele não é "o líder".
Um líder é essencialmente igual ao
liderado, ou seja, homem lidera homem; a posição de Jesus, em relação à sua
Igreja, é muito superior à de um líder: ele é o Senhor da igreja.
A posição hierárquica daquele que
"recebeu todo o poder no céu e na terra" (Mt 28.18) é a de Senhor.
O líder, quero dizer, "o
cabeça", conduz o liderado e deve prestar contas da sua liderança, porque
está incumbido de levar uma tarefa a um bom resultado.
O Senhor Jesus é, portanto, "a
cabeça" que tem o governo e o senhorio do corpo.
"E ele é a cabeça do corpo, da
igreja; é o princípio e o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha
a preeminência." (Cl 1.18).
"Antes, seguindo a verdade em
amor, cresçamos em tudo, naquele que é a cabeça, Cristo." (Ef 4.15).
"E sujeitou todas as coisas a
seus pés, e sobre todas as coisas o constituiu como cabeça da Igreja." (Ef
1.22).
Ele, que é a cabeça do corpo,
instituiu líderes que lhe prestarão contas.
"E ele mesmo concedeu uns para
apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas, e outros para
pastores e mestres, com vistas ao aperfeiçoamento dos santos, para o desempenho
do seu serviço, para a edificação do corpo de Cristo, até que todos cheguemos à
unidade da fé, e do pleno conhecimento do Filho de Deus, à perfeita
varonilidade, à medida da estatura da plenitude de Cristo." (Ef 4.11-14).
"E sujeitou todas as coisas a seus pés, e sobre todas as coisas o constituiu como cabeça da Igreja." (Ef 1.22).
ResponderExcluirAmém.