quinta-feira, 1 de maio de 2025

JESUS, REI E SENHOR, O ALFA E O ÔMEGA

 


 




Introdução

Recentemente, o Senhor Jesus me permitiu a oportunidade de trazer uma meditação a respeito de uma pergunta que Ele fez aos seus discípulos: “Quem dizem os homens que eu sou?” Mas, parece evidente que a intenção de Jesus era estimular uma proclamação clara, da parte dos seus discípulos: “E vocês, o que dizem?

Necessariamente, todos nós precisamos verbalizar a nossa confissão de fé, como diz o apóstolo Paulo:

 

Se com a sua boca, você confessar que Jesus é o Senhor e crer no seu coração que Deus o ressuscitou dos mortos, serás salvo. Porque com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a Salvação”.

 

Novamente, o Senhor me leva a conferir com os irmãos, nas Páginas Sagradas, algumas preciosas informações a respeito do nosso maravilhoso Redentor, o Senhor Jesus Cristo, o qual se deu em sacrifício vicário, na cruz, em nosso lugar. Porém, a morte não o derrotou, pois Ele ressuscitou no terceiro dia, vencendo a morte.

Por isso, nós, alegremente, cumprimos a sua ordenança, na celebração da Ceia do Senhor, como memorial, que é, da sua morte e da sua vitória que nos resgata do vil pecado, que leva o descrente à morte eterna! Assim, glorificamos o Cristo, o Cordeiro de Deus, ressurreto, por intermédio de quem nós recebemos o dom da vida eterna. Nós sabemos, de fato, quem é Jesus? Leiamos Hebreus 3. 1-6

                                         

1.               JESUS SE IDENTIFICA COMO O ALFA E O ÔMEGA NO ANTIGO TESTAMENTO.

Os textos do Antigo Testamento não estão relacionados à língua grega. O Antigo Testamento foi escrito no idioma hebraico, e em parte, no aramaico; porém, essa particularidade linguística e cultural marcada pelos séculos, não frustra a verdadeira expressão da Triunidade e da Eternidade Divinas. Deus é triúno e sempiterno! A Eterna Divindade do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo é indiscutível! A sua absoluta anterioridade, bem como a sua absoluta posteridade, se registram em toda a Bíblia Sagrada, desde o Gênesis até o Apocalipse. Dessa maneira, o Divino Alfa e Ômega está reconhecido, também, nas páginas do Antigo Testamento:

 

Isaías 41. 4: “... Quem operou e fez isto, chamando as gerações, desde o princípio? Eu o Senhor, o primeiro e com os últimos, eu mesmo.

44. 6: “Assim diz o Senhor, Rei de Israel e seu Redentor, o Senhor dos Exércitos: Eu sou o primeiro e eu sou o último, e fora de mim não há Deus.”

48. 12: “Dá-me ouvidos, ó Jacó, e tu, ó Israel, a quem chamei; eu sou o mesmo, eu o primeiro; eu, também, o último”.

 

2.                JESUS É O VERBO QUE SE FEZ HOMEM E HABITOU ENTRE NÓS

 

Primeira de João 1.1-3: “O que era desde o princípio, o que ouvimos, o que vimos com os nossos olhos, o que temos contemplado e as nossas mãos tocaram da Palavra da vida (porque a vida foi manifestada, e nós a vimos, e testificamos dela e vos anunciamos a vida eterna que estava com o Pai, e nos foi manifestada); o que vimos e ouvimos, isso vos anunciamos, para que também tenhais comunhão conosco; e a nossa comunhão é com o Pai e com seu Filho, Jesus Cristo.

Evangelho de João 1. 1-3: “No princípio, era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas fora feitas por ele e, sem ele nada do que foi feito se fez.

João 1. 14: “E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do Unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade”.

 

 

 

 

3.               JESUS É O CORDEIRO DE DEUS QUE TIRA O PECADO DO MUNDO

 

Isaías 53. 7: “Ele foi oprimido e afligido, mas não abriu a sua boca; como um cordeiro foi levado ao matadouro, e como a ovelha muda perante os seus tosquiadores, assim ele não abriu a sua boca. (v. 10) Todavia, ao Senhor agradou moê-lo, fazendo-o enfermar; quando a sua alma se puser por expiação do pecado, verta a sua posteridade, prolongará os seus dias e o bom prazer do Senhor prosperará na sua mão.”

João 1. 29: “No dia seguinte, João viu a Jesus, que vinha para ele, e disse: “Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo”.

 

4.               PEDRO CONFESSA, PELO ESPÍRITO: “TU ÉS O CRISTO, FILHO DO DEUS VIVO”

 

O Espírito Santo inspirou o apóstolo Pedro para que ele confessasse a identificação do Senhor Jesus, como o Divino Filho do Altíssimo Deus. Podemos compreender que naquela declaração, divinamente inspirada, estava a grande mensagem de Salvação: “Tu és o Cristo”! Isto é “Tu és o Ungido de Deus Pai”. Jesus veio ao mundo para salvar, pelo seu sacrifício vicário e por sua bendita ressurreição, todos quantos nele creem!

É notório e importante verificar que Deus o Pai, fez de José e Maria, um casal ainda em fase de noivado, os responsáveis terrenos por Jesus, o Homem Deus. Por isso, não foi permitido que eles escolhessem o nome da criança que viria ao mundo; aquele filho não era geração deles! (Lc 1. 27-31). Eles foram instrumentos de Deus para a vinda do Santo Filho a este mundo! Então, um anjo lhes trouxe uma determinação celestial: “(E) Maria dará à luz um filho e chamarás o seu nome JESUS, porque ele salvará o seu povo dos seus pecados.” (Mt 1. 21; Lc 1. 31-33) O evangelista Lucas esclarece em 1. 32: “Ele será grande, e será chamado Filho do Altíssimo;...” (não disse: “Ele será chamado filho de Maria!) Jesus é o Poder de Deus para redenção do homem “destituído da glória de Deus” (Rm 3.23), porque Ele é o Poderoso Filho do Altíssimo!

 

5.               JESUS SE IDENTIFICA A SI MESMO: ALFA E ÔMEGA

A palavra grega, alfabeto, por comodidade semântica, é usada para indicar o conjunto das letras, as quais se usam para representar os  unitários da fala em diversos idiomas.

Mas o que, de fato, nos importa é o sentido do recurso de linguagem, chamado metonímia, apreendido no texto bíblico do Novo Testamento. Metonímia é a substituição de uma palavra por outra, entre as quais haja uma proximidade de sentido. Assim, a palavra alfa, nome da primeira letra do alfabeto grego, gera a metonímia ao indicar aquele que não tem nenhum precedente, o que está antes de tudo. Por sua vez, ômega é metonímia que indica o que encerra, o último. Jesus é absolutamente o Primeiro, e absolutamente o Último, em todas as coisas. Jesus é a fonte incriada e o destino intransponível de tudo. Ele é o Criador, o Autor e, também, o Consumador de todas as coisas. (2Pe 3. 7-10)

 

ELE É O ALFA:

Apocalipse 1.8:

 Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim, diz o Senhor, que é, e que era, e que há de vir, o Todo-Poderoso”.

22. 12-13: “Eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra. Eu sou o Alfa e o ômega, o princípio e o fim, o primeiro e o derradeiro”.

João 1.2-3: “Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por Ele, e, sem Ele, nada do que foi feito se fez”.

 

ELE É O ÔMEGA:

 

Filipenses 2. 9-11

Por isso, também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo nome; para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra. E toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para a glória de Deus Pai.”

 

6.               JESUS É REI E SENHOR

 

Porque convinha que aquele, para quem são todas as coisas, e mediante quem tudo existe, trazendo muitos filhos à glória, consagrasse pelas aflições o príncipe da salvação deles. Porque, assim o que santifica como os que são santificados são todos de um, por cuja causa não se envergonha de lhes chamar de irmãos, dizendo: Anunciarei o teu nome a meus irmãos. Cantar-te-ei louvores no meio da congregação. E, outra vez: ‘Porei nele a minha confiança. E outra vez: ‘Eis-me aqui, a mim, e aos filhos que Deus me deu. E, visto como os filhos participam da carne e do sangue, também ele participou das mesmas coisas, para que pela morte, aniquilasse o que tinha o império da morte; isto é, o diabo. E livrasse todos os que, com medo da morte, estavam por toda a vida sujeitos à servidão. Porque, na verdade, ele não tomou os anjos, mas tomou a descendência de Abraão; porque convinha que em tudo fosse semelhante aos irmãos, para ser misericordioso e fiel sumo sacerdote naquilo que é de Deus, para expiar os pecados do povo. Porque, naquilo que ele mesmo, sendo tentado, padeceu, pode socorrer aos que são tentados.” (Hebreus 2. 10-18) Amém!

 

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