segunda-feira, 6 de setembro de 2021

QUAL A VOZ DA PROFECIA?


imagem freepik


Quando o profeta Elias se viu acuado por Jezabel, foi tomado de pânico tão intenso que se escondeu, imaginando que todos os profetas do Senhor haviam sido mortos, e somente ele restara perseguido. Mas o Senhor falou com ele: 
"E ele (o Senhor) lhe disse: Sai para fora e põe-te neste monte pra te a face do Senhor. E eis que passava o Senhor, como também um grande e forte vento, que fendia os montes e quebrava as penhas diante da face do Senhor; porém, o Senhor não estava no vento; e, depois do vento, um terremoto; também o Senhor não estava no terremoto; e, depois do terremoto, um fogo; porém, também, o Senhor não estava no fogo; e, depois do fogo, uma voz mansa e delicada…" (1Rs 19.11-12).

Elias estava fugindo do forte vento da perseguição de Jezabel; então, nada mais humano do que ele esperar uma defesa divina cujo poderio suplantasse as ameaças que lhe sobrevinham.
Elias foi um profeta de grandes enfrentamentos no reinado de Acabe, como registram os capítulos 17 a 19 de 1Reis. Portanto, é aceitável que ele esperasse uma reação estrondosa Deus para livrá-lo do perigo iminente.

Entretanto, Deus não age conforme a nossa imaginação; age sempre de modo surpreendente, para nos dar lições do seu querer.
A doce voz do Senhor trouxe conforto ao espírito de Elias e lhe deu as instruções para prosseguir em seu ministério.

Essa lição deve ser observada pelos profetas e pregadores atuais, e também pelas pessoas que os ouvem.

Muitas igrejas imaginam que a manifestação do poder de Deus sempre se dá com muito barulho no templo, com pessoas caindo pelo chão, com visões de anjos esvoaçando sobre as pessoas e, principalmente, com a voz impostada dos profetas, imitando a "voz de Deus", enquanto profetizam, um após outro, o que Deus não lhes mandou profetizar! (Jr 23.21). Quanta falta de discernimento!

Deus não faz escândalos, não põe ninguém em transe espetaculoso. Muitos adotam até uma frase esdrúxula: "Deus vai bradar!". Talvez, o profeta Elias esperasse isso, mas o Senhor manifestou-se em voz mansa e suave.

Não se pode dar crédito a profeta que interrompe pregação, ou outra atividade no culto, com voz distorcida, à semelhança de certos eventos não cristãos.

As mídias sociais espalham amplamente essas péssimas ocorrências, a fim de causar espanto e expectativa nas pessoas que, em vez de examinar as Escrituras Sagradas, apreciam o que parece exótico.

Voltemos às Escrituras e ao evangelho de Cristo, que recebemos dos verdadeiros apóstolos do Senhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Translate:

Pesquisar este blog

• Arguivo do blog