Introdução.
Já ouvimos muitos pregadores dizerem que Satanás já perdeu a guerra. Se ele a tivesse perdido, estaríamos livres de suas artimanhas. Ele, fatalmente, perderá a guerra, como tem perdido todas as suas batalhas. Jesus disse: “Quando o valente guarda, armado, a sua casa, em segurança está tudo quanto tem. Mas, sobrevindo outro mais valente do que ele, vencendo-o, tira-lhe toda a armadura em que confiava e reparte os seus despojos” (Lc 11.21.22). Jesus é o valente que tem em mãos a derrota de Satanás. Glória a Deus!
1.
CONTRA
QUE OU CONTRA QUEM LUTAMOS?
Paulo escreve aos efésios: “fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder”. A Igreja de Cristo atravessa um tempo de apreensão, em todos os lugares do mundo. A própria igreja que tem sido agraciada com tempos de tranquilidade, está hoje apreensiva com um futuro próximo. Há intensa expectativa, pois estamos vendo discórdias políticas, carestia, fome, pestes, guerras, como a nossa geração nunca viu! Tudo isso deverá agravar-se, e será crescente o esfriamento da fé. A maior ameaça contra o povo de Deus não está na sobrevivência neste mundo. A maior ameaça está no plano espiritual. O apóstolo Paulo recomenda que os crentes deixem as questiúnculas terrenas, e busquem vestir-se com a armadura de Deus para vencer as hostes espirituais da maldade. É preciso identificar o inimigo.
2.
AS
HOSTES DA MALDADE ATUAM NOS LUGARES CELESTIAIS
A recomendação do apóstolo Paulo é: “Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo” (Ef 6.11). Ciladas são armadilhas nas quais caem os incautos. Ciladas são esquemas engenhosos e camuflados que o diabo sabe usar muito bem.
Muitas vezes, ficamos preocupados com o que nos possa fazer a doença grave, ou a corrupção política, ou o desemprego, ou a perseguição às nossas reuniões, mas não atentamos para a malignidade das intenções do Inimigo. A Palavra de Deus: informa-nos que não temos que lutar contra pessoas, porque a nossa luta é espiritual, contra os principados e potestades; contra os príncipes das trevas deste século e contra as tropas do exército satânico, prontas a nos atacar nos lugares celestiais.
Essas hostes da maldade estão nos lugares celestiais, porque, Satanás não quer que estejamos nos lugares para os quais o Senhor nos destinou espiritualmente. O Senhor nos tirou das trevas e nos transportou para os lugares celestiais. (Cl 1.13; Ef 1.3)
O Inimigo ataca com desgraças o mundo físico e as pessoas; porém, o seu maior interesse é o ataque espiritual. Por meio das ciladas na esfera material, ele busca atingir o seu principal intento: destruir o homem espiritual. O livro de Jó mostra com clareza o intento destrutivo do Maligno contra aqueles que estão salvos em Cristo, nos lugares celestiais.
Portanto, se estamos em Cristo e com Cristo, já estamos com ele nos lugares celestiais, e aguardamos a bendita esperança da sua vinda (Tt 2.13). Não há maior motivo de furor do Inimigo do que esse. Por isso ele anda em redor da igreja, em busca de quem possa tragar (1Pe 5.8)
Conclusão
A Palavra de Deus é que nos guia para que tenhamos o espírito de sabedoria. Estar integrado ao corpo de Cristo implica um crescimento contínuo na aprendizagem e aplicação da Doutrina bíblica. Paulo orou pela igreja de Colossos, pedindo a Deus que concedesse essa bênção aos irmãos: “... não cessamos de orar por vós e de pedir que sejais cheios do conhecimento da sua vontade, em toda a sabedoria e inteligência espiritual; para que possais andar dignamente diante do Senhor, agradando-lhe em tudo, frutificando em toda boa obra e crescendo no conhecimento de Deus...” (Cl 1.9-10).
Tiago aconselha-nos: “E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e não o lança em rosto, e ser-lhe-á dada. Peça-a, porém, com fé, não duvidando, porque o que duvida é semelhante à onda do mar, que é levada pelo vento e lançada de uma para outra parte. Não pense o tal homem que receberá do Senhor alguma coisa.” (Tg 1.5-7).
Nenhum comentário:
Postar um comentário